Olha a multa para quem não responder ao censo do IBGE

Por motivos óbvios não pude atender o IBGE esta semana. Olha a cartinha que chegou para mim.

Texto na íntegra:

COMUNICADO

Senhor Morador,

O CENSO DEMOGRÁFICO 2010 do IBGE, amparado pela Lei Federal No. 5.534, de 14 de novembro de 1968, declara que há obrigatoriedade na prestação das informações solicitadas durante a entrevista realizada pelos seus recenseadores.

A recusa na prestação das informações será considerada como infração. O coinfrator “ficará sujeito à multa de até 10(dez) vezes o maior salário mínimo vigente no País; e até o dobro desse limite quando reincidente [...] “, de acordo com a Lei No. 5.534. Vale ressaltar que esta mesma Lei garante o sigilo das informações prestadas, que serão utilizadas, exclusivamente, para fins estatísticos e não poderão ser objeto de prova, em hipótese alguma, para processo administrativo, fiscal ou judicial, excetuado apenas no que resultar de infração a dispositivos dessa Lei.

Desde já, agradecemos a sua colaboração.

Reprodução fotográfica:

Censo 2010 e a multa para quem não responder

Censo 2010 e a multa para quem não responder

11 comments to Olha a multa para quem não responder ao censo do IBGE

  • Vani
    Acho mais que correto ja que somos cidadaos brasileiros,__entao devemos prestar contas como tal. E alem disso __as perguntas de nada nos prejudica . Vamos la pessoal__use o bom__ " CENSO "
  • Nídia
    A obrigatoriedade sobre o CENSO DEMOGRÁFICO, deveria ser divulgado nas redes de TV brasileiras. A maioria dos brasileiros não se liga muito em ler, e muitos não tem leitura nem acesso a internet. Além de facilitar os trabalhos dos RECENSEADORES a divulgação.
    • Telma
      Concordo plenamente com você.Vocês nem imaginam o quanto é duro ser um recenseador.Essa divulgação só iria nos ajudar em nosso trabalho,abrindo as portas com mais facilidade.
      Fui recenseadora nos tres últimos censos,e essa dificuldade sempre houve.A divulgação da obrigatoriedade só iria ajudar.
  • Nadir
    É uma vergonha ter uma lei dessa, que nos obriga a abrirmos a nossa casa, a nossa vida para o IBGE e depois ser entupidos de spam's de lojas e pessoas que nunca vimos.
    Como o governo pode assegurar sigilo de um simples cidadão se ele não consegue nem mesmo guardar o sigilo dos "poderosos" na Receita Federal e o próprio Mantega veio a público para dizer que não sistema seguro.
    Para sabermos como o país está, não precisamos de Censo, basta irmos nos hospitais, escolas públicas, irmos ao Nordeste ou na cracolandia.
    Um absurdo essa lei.
    • Telma
      Absurdo é a maneira que você interpreta.O Censo mostra a cara do Brasil.

      Éatravés desta pesquisa que ficamos sabendo quem somos,quantos somos e como vivemos.
      E a partir disso é que chegam as verbas para as cidades,onde será revertida em melhorias para os munícipes.
      Eu abro sim, as portas para o Censo,com muito orgulho,pois sei que estarei colaborando para um futuro melhor.
      Quanto à você,Nadir,pense melhor no assunto.

  • Marcy
    Pode algum advogado expor se se é mesmo passível de multa por não atender -se ao Censo? pelo que eu soube ó que estão perguntando é de uma superficialidade contundente, frente 'a estrutura que deve ter sido montada e custo que deve ter tido, poderiam obter mais dados para montar a estatística. Qualquer um sabe que este tipo de pesquisa vai conduzio a falsos resultados Pagaremos multa e é para inglês ver?
  • RAMIRO
    CENSOS ONDE VOÇÊ METE A SUA MORADA E O SEU NOME.
    NÃO É ANÓNIMO, E PREVÊ UMA CRIAÇÃO DE UMA BASE DE DADOS A NIVEL MUNDIAL, PARA OS ILUMINATTI TEREM E PARA IMPLEMENTAREM A SUA NOVA ORDEM MUNDIAL FASCISZANTE.

    É COISAS DO DIABO, ATÉ JESUS CRISTO FUGIU AO CENSOS.

  • RAMIRO
    O CENSOS ERA SUPOSTO SER ANÓNIMO, NÃO UMA CONJUNTO DE PERGUNTAS PESSOAIS INVASIVAS DA PRIVACIDADE DE CADA UM E COM A OBRIGATÓRIAMENTE TER QUE POR O TEU NOME E MORADA COMPLETO, FICANDO AGRAGADO NUM SISTEMA DE GPS, COM COORDENADAS PELA MORADA QUE DEU.

    É A LISTA DE SCHINDLER QUE ESTÃO A FAZER NÃO CENSOS.
    DEPOS DIGAM QUE NÃO VOS AVISEI Ó POVONIO LERDO.

    "O INE confirmou que não vai aplicar multas a quem não responder ao inquérito do Censos 2011. A Presidente do Instituto Nacional de Estatística prefere apostar na "consciência e dever cívico" da população."

  • David
    lembrando que o Censo é feito em todos os países do mundo!
  • Lucas
    Lei de 1968, do tempo da ditadura. duvido que algum tribunal superior não dê ganho de causa à quem questioná-la. Nesse tempo não havia internet e vazamento de informações como hoje.

You must be logged in to post a comment.