Idoso tem direito a acompanhante no hospital

Direito `a acompanhante

Direito `a acompanhante

Tome conhecimento, de um direito do idoso que todos devemos conhecer e divulgar pois, nem os hospitais, nem os planos de saúde divulgam.

De acordo com o Art. 16, Capítulo IV, da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso):

“Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo critério médico.”

Gente, nestas “condições adequadas” estão incluídos: o pernoite e as três refeições. Independe do plano de saúde contratado, pois está na lei. Recebi orientação de uma advogada que entende do assunto. Dois idosos conhecidos conseguiram o benefício apenas falando com o hospital e o plano de saúde. Eles cederam logo, porque sabem que é um direito, apenas não avisam…

Sabe como é… Temos que correr atrás!

Todos nós temos ou teremos alguém nesta situação, portanto, vamos divulgar!


This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

1 comment to Idoso tem direito a acompanhante no hospital

  • Wilson
    É importante notar que o acompanhante tem direito às tres refeições e, ao pernoitar, há a necessidade de acomodação adequada para o acompanhante. O que temos assistido é o órgão de saúde disponibilizar ao acompanhante apenas uma cadeira, onde mal dá para se sentar.

You must be logged in to post a comment.